Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho GRUPO GIOIA

Segurança do Trabalho

Trabalhamos com:

 

Equipamento de Proteção Individual – EPI (NR-6)

EPI ou Equipamento de Proteção Individual é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. Seu dimensionamento adequado ao tipo por profissional habilitado é fundamental, bem como o seu treinamento também, além de sua obrigatoriedade.

 


 

Ordem de Serviço de Segurança – O.S (NR-1)

Conforme a NR-01, item 1.7, alínea “b”, a Ordem de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, cabe ao empregador fazer sua elaboração, onde sua emissão é obrigatória. Os empregadores estão obrigados a instruir os seus empregados, através de Ordens de Serviço, quanto às precauções a serem tomadas no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. É feita com base nos riscos reais da atividade, é também um documento extremamente útil na realização das integrações dos novos trabalhadores, podendo ser também utilizada como material de apoio em treinamentos internos, auditorias e fiscalizações.

A Ordem de Serviço deve conter informações objetivas, com linguagem clara e de fácil entendimento para os colaboradores. Os principais itens a serem abordados são:

• Medidas e comportamentos a serem adotados pelo trabalhador para prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho;
• Obrigações e proibições que os empregados devem cumprir;
• Procedimentos internos que devem ser adotados pelo trabalhador em caso de acidentes;
• Procedimentos internos que devem ser adotados pelo trabalhador em caso do mesmo contrair uma doença no ambiente de trabalho ou na execução de suas atividades;
• Riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho e quais os seus efeitos à saúde do trabalhador;
• Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e individual (EPI) necessário para execução de suas tarefas;
• Punição ao trabalhador em caso de não atendimento das medidas de segurança.

 

​Laudo / Avaliação de Máquinas e Equipamentos (NR-12)

Serviço de Engenharia para diagnosticar o grau de atendimento dos requisitos da NR 12 e indicar os itens potenciais a serem adequados.

Utilizando a metodologia de HRN – Hazard Rating Number, A metodologia aplicada respeita o sistema de analise de riscos descrito na norma NBR 14009, onde por meio de uma seqüência de passos são determinados os limites da máquina, identificando o perigo, estimando o risco, avaliando o risco, elaborando contra medidas e estabelecendo um padrão de segurança aceitável para o trabalho.

 

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT (NR-18)

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na indústria da Construção Civil, PCMAT, é um programa obrigatório do Ministério do Trabalho, que estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção Civil.

Toda construção, reforma onde terá de 20 trabalhadores ou mais devem elaborar o PCMAT e adotar as medidas de prevenção contidas nele.

A falta deste implicará nas penalidades previstas na legislação que poderão variar de multa até penalidades das atividades do estabelecimento em questão.

 


 

​Auditorias de Segurança das NRs - Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde (Portaria 3214/78)

Realizamos auditorias das Normas Regulamentadas e outros procedimentos de segurança par assegurar que as práticas de gestão de segurança do trabalho estejam sendo adequadamente adotadas nas atividades operacionais da empresa, através:

Realização de Inspeções para avaliação de:
• Procedimentos de Segurança e Saúde operacional;
• Equipamentos;
• Ferramentas e Materiais;
• Viaturas e Equipamentos Especiais.

Análise dos documentos de comprovação:
• Qualificação Profissional;
• Certificado de Ensaio dos Equipamentos;
• Recibo de Fornecimento de EPI;
• Atestado de Saúde Ocupacional – ASO;
• Atuação da Supervisão Técnica;
• Seleção de itens normativos de segurança, saúde e meio ambiente aplicados ao negócio;
• Definição da pontuação por item.

Ao final é realizado relatório contendo o diagnóstico quantitativo dos itens críticos, grau de conformidade e recomendações objetivando as correções de possíveis desvios em relação às práticas prevencionistas.

 

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades em uma determinada empresa.

O PPP tem como finalidade:
• Comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em particular, o benefício de aposentadoria especial;
• Prover o trabalhador de meios de prova produzidos pelo empregador perante a Previdência Social, a outros órgãos públicos e aos sindicatos, de forma a garantir todo direito decorrente da relação de trabalho, seja ele individual, ou difuso e coletivo;
• Prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e a individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores;

A elaboração e atualização do PPP é obrigatória para todos os empregadores, bem como sua entrega ao trabalhador na ocasião da rescisão do contrato de trabalho ou por solicitaçõ dele qualquer tempo, os registros ambientais são baseados em informações contidas no PPRA, PGR e LTCAT.

 

Locação de mão de Obra Especializada
Temos serviço locação mão de obra de profissionais técnicos especializados para o seu segmento de negócios. Nossos profissionais estão em constante atualização e habilitados para melhor atender nossos parceiros em consultoria e assessorias de segurança do trabalho e meio ambiente.


Laudo de ruído - NBR 10151 - atendimento CETESB/Auditorias e Prefeituras
 Elaboração de Laudo de Ruido, os limites de ruído em qualquer localidade do país devem seguir os indicados na norma ABNT NBR 10151:2000 Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade, independente da existência de reclamações. É realizado medições diurnas e noturnas para fundamentar o laudo acústico.

São utilizados instrumentos calibrados atendendo as normas vigentes.

Nosso laudo acompanha:
• Certificados de Calibração dos equipamento;
• ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Engenheiro responsável;
• Equipamentos quantitativos modernos.

 

Nos mande uma mensagem


Missão

Insira um texto

simule agora mesmo!

ENTRE EM CONTATO